25.8 C
Limeira
26/01/2022

Schmersal zera impacto de CO2 emitido em 2020

Must read

Multinacional promove iniciativas para reduzir consumo de energia, de água e de materiais descartáveis, entre outras ações.

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem o objetivo de promover a conscientização e a ação em prol do meio ambiente.

Multinacional alemã líder em sistemas de segurança para máquinas industriais e fornecedora de soluções em automação para elevadores e para áreas classificadas e produtos Ex, a Schmersal vem fazendo a sua parte com relação ao compromisso de minimizar e até mesmo eliminar o impacto gerado no meio ambiente a partir das suas atividades.

A companhia conta com um Comitê de Sustentabilidade, que se reúne periodicamente para avaliar e estabelecer parâmetros e metas claras, entre elas a redução do consumo de energia, água e da utilização de materiais descartáveis, a substituição de materiais poluentes e aumento da reciclagem, além de orientação aos colaboradores sobre o que eles podem fazer em casa e no trabalho em favor da sustentabilidade.

Monitoramento e neutralização dos gases de efeito estufa

A Schmersal monitora a emissão dos gases de efeito estufa (GEE), definindo ações para diminuir o impacto no meio ambiente. “Este é um item considerado primordial em nossa empresa. A partir do inventário, adotamos ações para redução da pegada de carbono, como a obrigatoriedade do uso de etanol nos veículos da frota e incentivo ao seu uso nos veículos particulares, incentivo à carona solidária, estímulo ao transporte alternativo, a partir da disponibilidade de um bicicletário no estacionamento da empresa, por exemplo, a troca de troca da iluminação por sistemas inteligentes mais eficientes e com menos poluentes, bem como a conscientização sobre o lixo que produzimos e estímulo à coleta seletiva e o controle automático de iluminação e ar condicionado”, enumera Rogerio Baldauf, diretor superintendente da Schmersal.

Para compensar as emissões de CO2, a Schmersal criou o projeto Oxigênio. A compensação é feita por meio do plantio de árvores em número correspondente à emissão de CO2 pela empresa. Com essa ação, contribui-se também para o reflorestamento de áreas de vegetação degradada. Atualmente, a companhia realiza esse trabalho em parceria com a SOS Mata Atlântica, que calcula anualmente a emissão e mapeia as regiões carentes de reflorestamento. Em 2020, por exemplo, a Schmersal emitiu 139 toneladas de CO2, 9% a menos do que no ano anterior. Para zerar essa emissão, investiu no plantio de 857 árvores, totalizando 3.428 m² de área reflorestada e mais de 139 toneladas de CO2 neutralizados.

Gestão de resíduos e logística reversa

A Schmersal reduziu a utilização de embalagens na fábrica optando por utilizar componentes e produtos em caixas plásticas retornáveis, evitando a utilização de embalagem que, futuramente, seria descartada. Adicionalmente, a empresa atua com o controle de coleta seletiva dos resíduos e todo o “lixo” gerado é recolhido pelas cooperativas autorizadas, que dão destinação correta a todos os itens descartados. O material é separado, classificado e destinado conforme legislação vigente.

Para ilustrar de forma quantitativa os avanços que a empresa tem alcançado do ponto de vista de redução da geração de resíduos, em 2020, o total de resíduos gerados foi de 81,12 toneladas, 19% inferior ao que havia sido gerado em 2019.

Sob o aspecto de logística reversa, a Schmersal estruturou e implementou um sistema que estabelece o retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos. A empresa explica no site como o cliente pode realizar esse processo e também como fazer para emitir Nota Fiscal desse tipo de produto para cumprimento de todas as exigências fiscais.

Combustível verde

Segundo estudo da Embrapa Agrobiologia, o etanol produzido com cana de açúcar reduz em até 73% as emissões de CO2 ao substituir a gasolina. Por isso, toda a frota de veículos da Schmersal é abastecida com etanol e, assim, reduzir a emissão de gases que provocam o aumento da temperatura global. No caso dos automóveis alugados, a Schmersal paga uma taxa extra para que o CO2 emitido pelo combustível consumido seja compensado com o plantio de árvores pela locadora.

Edifício certificado com LEED Gold

O prédio administrativo da Schmersal, localizado em Boituva, a 116 km da capital paulista, conta com a certificação LEED Gold e foi o primeiro da região a receber o certificado. A planta fabril, apesar de não ser certificada pelo LEED, tem diversos conceitos sustentáveis aplicados.

O cuidado com o planeta em que vivemos está entre os principais valores da Schmersal. Temos consciência de que devemos fazer a nossa parte, cuidar do nosso pequeno universo, nossa empresa, nossa comunidade, nosso espaço. Temos a meta clara de minimizar e até mesmo eliminar o impacto que geramos no meio ambiente com as nossas atividades”, finaliza Baldauf.

Informações mais detalhadas podem ser acessadas no Relatório de Sustentabilidade.

Sobre a Schmersal

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal também desenvolve soluções em automação e tecnologia para elevadores, além de ser especialista em produtos Ex e soluções para áreas classificadas. Com mais de 25 mil produtos e presente em 17 países, a empresa tem fábrica na cidade de Boituva, no interior de São Paulo, além de linhas de produção na Alemanha, China e Índia. A companhia conta com a Academia Schmersal, criada para capacitar profissionais ligados à segurança industrial para atender as especificações técnicas exigidas pela Norma Regulamentadora 12. A Schmersal também integra o ranking “Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil”, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work (GPtW). www.schmersal.com.br.

Publicidade

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Mais recente...