15.5 C
Munique
sábado, março 22, 2025

Dia do Meio Ambiente: cases de empresas sustentáveis

Must read

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho. Uma boa notícia sobre o tema é o aumento da preocupação, por parte de empresas e organizações, com as causas sustentáveis e a preservação do meio ambiente nos últimos anos. Sempre visando tornar as cidades mais verdes e pensando no futuro das próximas gerações, as companhias reduzem a geração de resíduos, plantam árvores e até mesmo criam reservas ambientais. 

Dentro deste comprometimento com a preservação do meio ambiente, as iniciativas de algumas empresas se destacam. Dentre elas, temos: 

Alphaz Concept: incorporadora brasileira que executa projetos com responsabilidade ecológica. Os empreendimentos da Alphaz Concept são 100% sustentáveis, desde a concepção da ideia até o pós, a fim de auxiliar para que os proprietários consigam manter hábitos sustentáveis durante sua estadia no empreendimento.  A fim de explicar melhor essas “etapas” da sustentabilidade, listamos alguns dos principais destaques de cada fase: 

Pré-concepção

  • tijolos ecológicos: em comparação com os tijolos tradicionais, os ecológicos não geram resíduos sólidos, reduzem a emissão de gases, preservam entre 8 e 12 árvores, diminuem a utilização de argamassa e ainda são 15% mais baratos; 
  • utilização de insumos como: madeira, areia, brita e pedrisco, a partir da reciclagem de entulhos urbanos, demolições e resíduos de obras; 

Pós-concepção 

  • sistema fotovoltaico: responsável por transformar os raios solares em energia elétrica; 
  • sistemas de biodigestores para tratamento de esgoto: esse tipo de equipamento transforma toda a matéria orgânica do esgoto da residência em um tipo de biogás, mais uma fonte de energia que pode ser utilizada na própria casa substituindo a eletricidade ou o gás natural;
  • captadores de água da chuva; 
  • compostagem orgânica;
  • lixeiras para coleta seletiva; 

Além disso, a Alphaz ainda conta com um time de personalidades que apostaram na proposta do negócio e, agora, se tornaram parceiros da incorporadora. Atualmente, a equipe é composta por: Gabriela Pugliesi, Lais Ribeiro, Deborah Secco, Cleo, Cintia Dicker e Pedro Scooby.

Wheaton: Com experiência de mais de um século na produção de embalagens de vidro, e presente no Brasil há 68 anos, a Wheaton é líder nacional e uma das maiores instalações do mundo especializadas no fornecimento de embalagens de vidro, atendendo às mais importantes empresas dos segmentos de perfumaria e cosméticos (Natura, O Boticário, Jequiti, entre outras), farmacêutico e alimentício, exportando para diversos países.

Altamente comprometida com o propósito da sustentabilidade em seus processos de fabricação e nas linhas da marca. Este ano a Wheaton lançou o catálogo Ecoglass. Trata-se de uma linha de embalagens sustentáveis, que foi desenvolvida com o intuito de promover a economia circular e, principalmente, a redução do consumo de matérias-primas retiradas da natureza.

Em sustentabilidade, alguns dos principais destaques da linha Ecoglass são: 

  •  frasco, leve, recebe menos massa vítrea que um frasco tradicional. Esse projeto eco-friendly envolve redução do consumo de água e energia, além da redução de mais de 30% na emissão de CO2;
  • A terminação em rosca permite a refilagem do produto, isso é, ele pode ser aberto facilmente e recarregado com mais fragrância através de um frasco refil ou postos de reabastecimento. Além do mais, essa terminação facilita a separação da válvula e do frasco de vidro, materiais distintos que separados oferecem maior segurança e agilidade às cooperativas de reciclagem;

Uzzipay: trata-se de uma fintech ecológica que, em tese, traz o que toda fintech oferece, mas com uma diferença: além das mais modernas funcionalidades de uma conta de pagamentos e carteira digital, a marca acredita que é possível preservar a natureza enquanto os clientes preservam seu patrimônio.

Entre as iniciativas sustentáveis da Uzzipay, os destaque vão para: 

  • Economia sustentável: a Uzzipay é reconhecida por preservar uma árvore da Amazônia a cada nova conta aberta. A fintech ecológica, que tem o diferencial sustentável, possui uma área de conservação de 700 hectares na Amazônia em Porto Velho (RO). Além disso, a ideia é, com o tempo e a expansão de usuários, expandir essa iniciativa para outros biomas. 
  • Cash Energy: o projeto chamado Cash Energy foi desenvolvido em conjunto com a Cooperativa de Energia Solar (CES), uma usina fotovoltaica que distribui a energia gerada de forma sustentável. A iniciativa devolve ao consumidor uma parte do valor da fatura e, também devolve ao meio ambiente um cuidado maior, por duas frentes fundamentais de preservação: preservação de áreas de floresta e a geração de energia limpa; 
  • Apoio a campanhas e iniciativas de preservação: promove palestras educativas de sensibilização e conscientização sobre a importância das espécies nativas da flora Amazônica e sua preservação. Campanhas contra queimadas na região da Amazônia. Além de doar 3.000 mudas originárias da Amazônia; Oferece aos seus usuários diversas informações sobre educação financeira para que eles façam um uso sustentável do dinheiro.
- Advertisement -spot_img

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Latest article