26.1 C
Limeira
29/03/2024

Prefeitura lança programa “Retoma Limeira”

Notícias

Com o avanço da vacinação contra o coronavírus no município e a expectativa da retomada da economia local, a Prefeitura de Limeira lançou nesta quinta-feira (12) o programa “Retoma Limeira – Desenvolvimento Econômico”. Inicialmente, a iniciativa terá foco na empregabilidade, mas com perspectiva de ampliação para outras áreas. O programa visa capacitar pessoas para a inserção ou reinserção no mercado de trabalho, além de promover o desenvolvimento econômico e fomentar o empreendedorismo. “Desde o início da gestão realizamos uma série de ações para fortalecer o crescimento econômico do município. O foco, neste momento, é oferecer qualificação profissional gratuita, a partir das áreas de interesse da população mas, depois, este programa será ampliado para outros setores da administração, como saúde, educação e habitação sempre agrupando um conjunto de ações que auxiliarão no processo de retomada”, destacou o prefeito Mario Botion durante coletiva de imprensa.

O chefe do Executivo ainda ressaltou que mesmo com a pandemia, cursos on-line foram oferecidos à população. “O Sebrae informou que 70% das pessoas que participaram de capacitações na regional da entidade, foram atendidas em Limeira”.

Também estavam presentes na coletiva a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Limeira, Roberta Botion, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil), José Mário Bozza Gazzetta. A vice-prefeita Erika Tank, e a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, acompanharam a coletiva remotamente. A primeira-dama ressaltou que o Fundo Social sempre buscou parcerias para a realização de cursos profissionalizantes. “O Fundo Social está sempre em contato com o governo do Estado para trazer ao município oportunidades de capacitação para a população”, disse Roberta.

Na ocasião, Tito Almirall apresentou os detalhes do programa e as ações que já estão em andamento. “Identificamos que muitas vezes há vagas ofertadas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), mas as empresas encontram dificuldades para obter mão de obra especializada. Por isso, o principal objetivo do ‘Retoma Limeira’ na área de empregabilidade é a qualificação profissional direcionada na área de interesse e afinidade do candidato”, afirmou o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação.

Tito Almirall explicou que o programa nesta fase inicial vai atender dez setores, como beleza, construção civil, comércio e outros. “A rotatividade de profissionais no comércio é alta, então, a qualificação nesse segmento é fundamental para o sucesso das equipes. Nossa parceria com a Prefeitura de Limeira e com o Sebrae vai continuar buscando sempre o desenvolvimento econômico da cidade”, salientou o presidente da Acil, José Mário Bozza Gazzetta.

SITE

Uma das ferramentas mais importantes do programa é a criação do site (www.limeira.sp.gov.br/retomalimeira). Na plataforma, que já está disponível, as pessoas podem se cadastrar na área de interesse. “A estrutura básica deste programa é possibilitar à população a oportunidade de fazer um cadastro dentro de áreas de interesse. Com estas informações faremos uma triagem para buscar os cursos com as maiores demandas”, disse o secretário Tito Almirall.

Outras atividades em andamento são os cursos profissionalizantes de design de sobrancelhas e pintor profissional, que terão início neste mês, além da Semana da Joia Folheada – iniciativa que será realizada de 23 a 28 de agosto com a participação de aproximadamente 400 empresas com foco no turismo de negócios. Iniciativas que têm a parceria do Sebrae, Senac, Senai, Acil e ALJ (Associação Limeirense de Joias).

Publicidadespot_img

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidadespot_img

Mais recente...