19.1 C
Limeira
26/01/2022

As ideias que revolucionaram a ordem política mundial

Must read

Obra “Da República”, de Cícero, é ideal para compreender os sistemas políticos e jurídicos e a máxima: “o direito coletivo sobrepõe o individual”

Produzida em 54-51 a.C. uma das obras mais antigas de Cícero é também uma das mais atuais. Da Repúblicaum dos maiores legados políticos da humanidade, apresenta as ideias de um dos maiores filósofos de todos os tempos: Marco Túlio Cícero.

Seus ensinamentos mudaram a ordem política mundial e permeiam até hoje os diálogos sobre a ética, a justiça e a coletividade. E, um exemplo da influência do orador, escritor, advogado e político romano nos sistemas de governo é a organização dos Estados, sobretudo nos países ocidentais, incluindo o Brasil.  

Este clássico do pensamento da humanidade traz lições tanto jurídicas quanto políticas de que o interesse particular de cada um deve estar subordinado ao interesse superior do conjunto, ou seja, é o texto mais antigo que remete a máxima jurídica: “o direito coletivo sobrepõe o direito individual”.

Com esses dizeres atemporais, o autor apresentou aos romanos as escolas da filosofia grega e deixou, ainda, a seguinte mensagem:

“Se as leis mudam, todo cidadão verdadeiramente virtuoso nem por isso deve deixar de seguir e observar as regras da eterna justiça, em lugar das de uma justiça convencional, posto que dar a cada um seu direito é próprio do homem bom e justo”. (Da República, pg. 83)

Da República é composto por seis livros e a nova edição, chega com novo design de capa integrando a coleção da obra ciceriana Dos Deveres e As Catilinárias, ambas publicadas pela Edipro, a editora dos clássicos.

Ficha técnica:
Nome: 
Da República
Autor: 
Cícero
Editora
: Edipro
ISBN: 9786556600369
Formato: 21×14
Páginas: 112
Preço: R$ 39,90
Link de venda: https://edipro.com.br/livro/da-republica/ e https://amzn.to/3fkfrB1 

Sobre o autor: Marco Túlio Cícero (106 a.C.-43 a.C.) – estadista, orador e filósofo romano, nascido em Arpino, Itália, cujo legado intelectual é uma das principais fontes de estudo da Roma Antiga e de influência na cultura europeia. Exilado na Grécia após sua atuação em seu primeiro grande caso jurídico, como defensor contrário ao ditador Sila, dedicou-se intensamente ao estudo das escolas de filosofia grega, ampliou seus estudos de retórica e criou um vocabulário filosófico em latim. Retornou como um reconhecido linguista, tradutor e filósofo, tendo sido responsável pela introdução da filosofia grega em Roma. Com uma intensa vida pública e política em Roma, Cícero foi um eloquente orador e um advogado de muito prestígio. Protagonista da história de Roma, participou de embates contra Júlio César e, ao lado de Marco Antônio, tornou-se um dos homens mais importantes do Senado romano, tendo patrocinado o retorno ao governo republicano.

Publicidade

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Mais recente...