19.1 C
Limeira
26/01/2022

BRK Ambiental executa mais uma etapa da obra de construção do sistema de hipoclorito de sódio na ETA de Limeira

Must read

Concessionária irá realizar uma adequação elétrica na estação neste domingo (16)

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, executa neste domingo, dia 16, mais uma etapa da obra de construção do sistema de hipoclorito de sódio na ETA (estação de tratamento de água). Trata-se de uma adequação elétrica para que seja possível dar andamento a obra.

O novo sistema de dosagem de hipoclorito de sódio – um dos insumos mais eficientes de desinfecção em tratamento de águas – está em construção na ETA do município e tem previsão de ser concluído no final deste primeiro semestre. O valor do investimento nesse novo sistema é de R$ 2,9 milhões.

“Esse novo processo de desinfecção adotado no tratamento da água será fundamental para manter a qualidade na distribuição em períodos mais secos do ano. A qualidade da água bruta captada nos mananciais de Limeira, especialmente no Rio Jaguari, tende a ser bastante inferior durante as estiagens, o que dificulta o processo de tratamento, exigindo maior volume de insumos. Por isso, a concessionária se antecipou neste ano com a adoção de um novo processo”, explica Rodrigo Dias, diretor de operações da BRK Ambiental.

O novo sistema de hipoclorito de sódio substitui o cloro gasoso, que é utilizado atualmente no processo de desinfecção. Sua aplicação ocorre na entrada da água bruta na ETA e na etapa final do tratamento, em fases de pré-oxidação e pós-cloração.

“A água distribuída em Limeira passa por um rigoroso processo de tratamento antes de ser direcionada à população. Todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde são atendidos e o trabalho da concessionária é regularmente fiscalizado pela Agência Reguladora (ARES-PCJ) e pela Vigilância Sanitária do município. O novo sistema de desinfecção amplia a eficiência desse processo para que possamos continuar sendo referência em tratamento de água”, comenta Dias.

A aplicação do hipoclorito de sódio no processo de tratamento serve para a desinfecção da água de vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças de veiculação hídrica, como diarreia, hepatite A, cólera e rotavírus. Essa etapa do processo permite a desinfecção ao longo de toda a extensão das redes de distribuição e reservatórios, garantindo assim, a qualidade e os padrões de potabilidade para o consumo humano.

Além desse novo processo na ETA, a BRK Ambiental também já investiu na adequação de melhorias desse sistema na unidade de Captação de Água Bruta da cidade. Os serviços foram concluídos em março deste ano.

Oscilação no abastecimento

Por conta da intervenção no sistema elétrico, podem ocorrer oscilações no abastecimento de água na manhã do domingo, dia 16, nas regiões nordeste e sudeste do município.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente. A previsão é que o abastecimento esteja totalmente regularizado na manhã do próprio domingo, dia 16. A lista completa dos bairros que podem ser afetados está disponível no site www.brkambiental.com.br/limeira.

Em caso de dúvidas ligue para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

Publicidade

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Mais recente...