20.4 C
Limeira
29/03/2024

FCA e FT farão parte do Centro de Inteligência Artificial

Notícias

A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e a Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp irão integrar o Centro de Inteligência Artificial, denominado Brazilian Institute of Data Science (BIOS) – projeto recentemente aprovado pela Fapesp. Agora, as pesquisas desenvolvidas pelas duas faculdades na área de Inteligência Artificial poderão fomentar a criação de startups, a geração de novos negócios e a realização de parcerias com o setor público. A iniciativa recebeu apoio institucional da Prefeitura de Limeira.

O BIOS é resultado de um grande esforço da Unicamp para reunir pesquisadores e iniciativa privada em uma chamada pública da Fapesp, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que previa a criação de Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial. A chamada pública foi concluída e o BIOS é uma das seis propostas aprovadas em todo o Brasil. Com a aprovação, o Bios receberá investimentos de R$ 10 milhões no período de cinco anos, valor que poderá dobrar com a renovação dos contratos.

Segundo o integrante do BIOS e professor da FCA Leonardo Tomazeli Duarte, a aprovação do projeto permitirá o financiamento de pós-graduandos interessados em pesquisas na área de Inteligência Artificial, bem como o estabelecimento de novas parcerias com empresas e instituições do setor público. “A seleção da Fapesp abre perspectivas interessantes, pois permitirá a intensificação dos esforços já existentes em unidades como a FCA e a FT, que já têm expertise na área”, diz.

Dentro da proposta do BIOS, o professor esclarece que a FCA irá atuar no desenvolvimento de novos métodos de aprendizado de máquina e de otimização, além de aplicações em áreas como saúde, agricultura e indústria. “Por ser uma unidade interdisciplinar, que congrega áreas que vão desde a engenharia até as ciências humanas e sociais aplicadas, a FCA também terá um papel importante no estudo das implicações sociais do uso da Inteligência Artificial”, afirma.

Professor Leonardo avalia, ainda, a perspectiva de avanços na solução de problemas de impacto social e econômico, com apoio de empresas e órgãos públicos de Limeira e região. “Uma das metas do centro é que as pesquisas possam gerar novas startups, capazes de desenvolver produtos tecnológicos baseados em Inteligência Artificial. Também abre a possibilidade de interação com o poder público, em projetos de educação e divulgação do conhecimento no setor”, declara.

Nesse sentido, o professor destaca o papel da Prefeitura de Limeira. Ele afirma que, ainda em 2020, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, representando o prefeito Mario Botion, elaborou uma “Carta de Apoio Institucional” ao projeto. “Já tivemos uma primeira interação com a prefeitura e acredito que as pesquisas nesse campo serão importantes nessa conexão”, ressalta.

“A proposta inserida em nosso plano de governo desde o primeiro mandato prevê a inclusão de Limeira como importante e fundamental polo de tecnologia”, afirma Botion. “A pesquisa da Unicamp na área de Inteligência Artificial e a criação de startups reforça nosso propósito”, completou o prefeito.

Tito Almirall parabenizou os professores envolvidos no projeto e afirmou que está otimista com o impacto das pesquisas em Inteligência Artificial na geração de negócios. “É muito importante que Limeira tenha duas unidades da Unicamp que atuarão nesse campo. O município terá um ambiente favorável à pesquisa e à experimentação que poderá fomentar a criação de startups”, frisou.

O Bios reunirá uma equipe interdisciplinar, com mais de 120 pesquisadores, cinco instituições acadêmicas (Fiocruz, ITA, UFABC, UFAM e USP) e três empresas parceiras (FITec, Hospital Israelita Albert Einstein e CPQD). A iniciativa conta com a consultoria de transformação digital TEMPLO.cc como parceira cofundadora. A iniciativa é liderada pelo professor João Marcos Romano, professor titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e atual Pró-Reitor de Pesquisa da Unicamp.

Publicidadespot_img

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidadespot_img

Mais recente...