Home News Live com professor da USP encerra Semana do Meio Ambiente

Live com professor da USP encerra Semana do Meio Ambiente

0
Live com professor da USP encerra Semana do Meio Ambiente

Com o tema “A década da Restauração da ONU: como viabilizar restauração de florestas em larga escala e com qualidade”, o professor Ricardo Ribeiro Rodrigues encerra a programação da Semana do Meio Ambiente 2021. A palestra será ministrada remotamente na sexta-feira (11) às 14h. Os interessados poderão acompanhar ao vivo pelo Canal da Prefeitura de Limeira no Youtube (youtube.com/preflimeira).

Rodrigues é professor titular do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq/USP e coordena o Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal da universidade, onde também coordena o Programa de Adequação Ambiental e Agrícola de Propriedades Rurais. Apesar da autoridade acadêmica, realiza um trabalho de divulgação científica com linguagem acessível para técnicos e produtores rurais.

A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, ressalta que essa temática entra na agenda de discussões de ambientalistas do mundo inteiro a partir deste ano, quando a ONU lança a “Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030”. “Quando estamos lidando com o meio ambiente, não podemos agir sozinhos. Por esse motivo, é muito importante estar alinhados com as discussões de âmbito global”, afirma Simone. A secretária ainda complementa que o professor Rodrigues é uma das principais autoridades no assunto do Brasil: “tenho certeza que trará grandes contribuições para todos os que acompanharem a live, tanto leigos no assunto quanto técnicos e especialistas da área ambiental”.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Ao longo desta semana, de 7 a 11,  a Prefeitura de Limeira disponibiliza em suas redes sociais material educativo preparado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Nos vídeos postados ao longo da semana, os servidores da pasta ministram oficinas.

Quem acompanhar, poderá fazer sua própria horta e também uma composteira doméstica. Os animais não ficaram de fora: tem oficina de caminha para cães e gatos, além de um arranhador para os pequenos felinos. Os amantes de pássaros livres também aprenderão a fazer um comedouro e bebedouro que atrairá diversas espécies para serem admiradas a distância.

Convidados especiais também fazem parte da programação. O chef Fábio Nogarotto ensina uma receita sustentável italiana, com reaproveitamento de alimento. Já o produtor rural Jônatas Henrique Olivieri mostra o trabalho desenvolvido para que as hortaliças cheguem até a feira ou ao mercado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here