22.1 C
Limeira
27/01/2022

Projeto realizado em parceria da BRK Ambiental com Fundação Vale e Rede Asta é finalizado em Limeira com a doação de 20 mil máscaras

Must read

No total, 13 costureiras participaram da extensão da ação que garantiu renda e auxiliou na prevenção ao coronavírus

Realizado pela BRK Ambiental em parceira com a Fundação Vale e a Rede Asta, a extensão do projeto Máscara + Renda foi concluído em Limeira com a doação de 20 mil máscaras para o municipio.

A ação ocorreu pela primeira vez na cidade no final do ano passado e contou com a participação de 41 costureiras, que produziram 61,5 mil máscaras distribuídas à população. Nesta fase da extensão do projeto, 13 costureiras da cidade participaram da produção de máscaras que foram destinadas, exclusivamente, para a Secretaria de Educação, que fará  a doação aos alunos, professores e funcionários da rede municipal de ensino durante o preparo para o retorno às aulas presenciais.

No total, em todo o país, mais de mil e novecentas costureiras e artesãs de diversas regiões já participaram do projeto. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar na produção de máscaras de tecidos destinadas ao uso da comunidade, além de gerar renda para as costureiras participantes.

Esta nova fase da ação em Limeira teve início no mês de abril. As costureiras receberam em suas casas uma caixa com materiais para iniciar a produção das máscaras. O acompanhamento desses trabalhos foi remoto e contínuo. A parceria proporcionou uma remuneração de R$ 2.700,00 para cada participante.

“Essa é a segunda vez em que participo do projeto. Fiz parte do primeiro grupo e também de sua extensão. É muito gratificante saber que você está realizando um trabalho que, além de gerar uma renda para mim, também vai ajudar outras pessoas na prevenção contra o coronavírus. E essa possibilidade só foi possível porque eu aprendi a costurar em um outro projeto promovido pela BRK Ambiental, o Sustentarte, que me deu a base para a costura”, comenta Cássia Sales Pimentel, de 52 anos.

Adriane Crispim Alexandre, de 35 anos, também participou do Máscara + Renda e relata a importância da ação para a sua família. “É muito bom saber que eu estou ajudando a empresa a ajudar outras pessoas. E, nesse momento tão dificil, contar com a renda do projeto para minha família foi fundamental. Foi algo que mudou a minha vida e envolveu toda a família, porque meu marido e minha mãe também me auxiliaram na produção das máscaras. Era um momento em que a gente se reunia para fazer algo juntos”, destaca.

Até o final do projeto, considerando todas as frentes de trabalho apoiadas por diversas empresas, espera-se que mais de três milhões de máscaras sejam produzidas e doadas para organizações sociais de todo Brasil. O objetivo é realizar a distribuição desses itens para aqueles que mais precisam, incentivando o uso de máscaras e disseminando a cultura de prevenção nas comunidades.

A gerente de Sustentabilidade da BRK Ambiental, Thaís Cortina, explica a importância dessa parceria para a comunidade. “No contexto de pandemia, a empresa tem atuado para ajudar na prevenção ao coronavírus. Realizamos doações de produtos de limpeza e higiene para instituições da cidade e esse é mais um projeto que apoiamos no município. Garantir saúde é um dos compromissos da BRK Ambiental nas regiões em que atua, seja por meio da água tratada e do saneamento de qualidade, ou  apoio a projetos e iniciativas sociais”, explica. A Rede Asta é uma organização social que existe há 15 anos. Hoje, é uma empresa B Lab certificada com a missão de gerar renda para artesãs e costureiras do Brasil, sempre trazendo visibilidade, conhecimento e empoderamento financeiro para as comunidades. A BRK Ambiental é uma empresa privada de saneamento do país, presente em mais de 100 cidades. A Fundação Vale apoia e fortalece políticas públicas de educação, saúde e geração de renda, e fomenta negócios sociais nos territórios de atuação da Vale.

Parceiros do Máscara Mais Renda

O Máscara + Renda é uma realização da Fundação Vale e da Rede Asta, em parceria com a Wheaton Precious Metals, Petrobras, USAID, NPI Expand, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e SITAWI Finanças do Bem e BRK Ambiental. São coparceiros da iniciativa: Yara, Suzano, Instituto Alcoa, Ultragaz, Eletrobras, GWC Foundation e Ford Motor Company Fund, Komatsu, Trafigura Foundation, Contour Global, Arcadis, Cummins e DCML, Della Volpe, Engie, Klabin, VIX Logística, SAP e Microsoft e Instituto Eldorado. São apoiadores: Agenda Pública, EDF Norte Fluminense e Dow Química.

O Máscara + Renda conta ainda com o apoio dos parceiros mobilizadores: Vale, Coletivo COVID Radar, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Câmara de Comércio França Brasil, Deloitte, Instituto Acende Brasil, Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Federação de Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Federação de Indústrias do Pará (FIEPA), SIMINERAL, União ES e Women in Mining Brasil.

Publicidade

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Mais recente...