Home News Saúde Leitos da UPA do Abílio Pedro vão desafogar Unidade de Referência de Limeira

Leitos da UPA do Abílio Pedro vão desafogar Unidade de Referência de Limeira

0
Leitos da UPA do Abílio Pedro vão desafogar Unidade de Referência de Limeira
Droplets infected with a virus spray into the air, Human lungs infected by the Coronavirus or by virus, Respiratory infection caused by a virus. SARS

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, transformará a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pq. Res. Abílio Pedro em mais um local referência para tratamento de pacientes de Covid-19. A partir de 1º de julho, o local passará a receber pacientes pré e pós-coronavírus. O intuito é aliviar a pressão na estrutura da Unidade de Referência Coronavírus (URC), lotada há cerca de um mês.

Hoje, a UPA conta com 16 leitos de observação e repouso e dois leitos de emergência e estabilização. Com as adaptações feitas no local, a unidade passará a contar com uma estrutura de até 25 leitos de enfermaria, além dos dois de emergência. A medida foi anunciada recentemente pelo prefeito Mario Botion.

O chefe do Executivo destaca que, antes mesmo do início da pandemia, a prefeitura iniciou um planejamento para combater a Covid-19, com todas as medidas amparadas em decisões do Grupo Técnico de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus. “A ampliação dos leitos e o uso da estrutura da UPA faz parte de mais uma etapa importante para oferecer um atendimento de qualidade ao grave momento que estamos atravessando, entre tantas outras medidas que já executamos”, afirma Botion.

Segundo a Secretaria de Saúde, a UPA atenderá os pacientes que estão para receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou que estão em fase final de tratamento na enfermaria, fora da fase de transmissão. A unidade também fará o atendimento dos pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19 que procuram a UPA, na fase aguda da doença. De acordo com a complexidade, eles poderão ser encaminhados à URC.

Com as mudanças na Unidade de Pronto Atendimento, parte dos atendimentos do local será impactada. A ginecologia e a obstetrícia, por exemplo, foram transferidas desde o dia 18 para o Pronto Atendimento Infantil (Hospital da Criança). A referência para a psiquiatria, que hoje é feita na UPA, também será transferida para a Saúde Mental, sem mudança na assistência ao paciente que precisava do atendimento.

A Secretaria de Saúde ressalta que os Pronto Atendimentos Parque Hipólito 1, Jd. Aeroporto e Infantil seguirão com atendimento normal de pacientes para outras enfermidades, além do coronavírus. Além disso, para atender a demanda, a pasta vai ampliar de 12 para 24 horas o atendimento de pediatria nos PAs Aeroporto e Hipólito 1. O hospital Santa Casa é outra referência para atendimento de urgência e emergência.

SERVIÇO

– UPA 24 Horas: Rua Waldemar Panaro, 500, Parque Res. Abílio Pedro

– PA Parque Hipólito 1: Rua Arlinda Abreu Ribeiro, s/nº

– PA Jardim Aeroporto: Av. Antônio de Luna, s/nº

– PA Infantil (Hospital da Criança): Rua Sete de Setembro, 932, Centro

– Unidade de Referência Coronavírus (URC): Av. Doná Antônia Valverde Cruãnes, 70, Jd. Nova Itália

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here