19.9 C
Limeira
28/03/2024

Limeira começa a vacinar pessoas de 59 anos sem comorbidades na quarta-feira

Notícias

A Secretaria de Saúde de Limeira anunciou que começa, amanhã (2), a vacinação contra a Covid-19 da população em geral a partir de 59 anos. Além disso, demais trabalhadores da saúde ativos com 50 anos ou mais, conforme preveem os Planos Estadual e Nacional de Imunização, também podem receber a vacina. Outra mudança é que, agora, as pessoas também devem apresentar comprovante de residência para serem imunizadas.

“Nós continuamos seguindo o que determinam a Secretaria Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde, mas decidimos abrir para a população em geral de 59 anos ou mais em face do aumento da internação e complicação do quadro de saúde das pessoas a partir de 40 anos”, explica o secretário de Saúde, Vitor Santos. A ideia, segundo ele, é progredir essa idade semanalmente, conforme o município receba novas doses.

O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, ressalta que a morte de pessoas acima de 40 anos representa, hoje, cerca de 30% do total de óbitos confirmados pela Covid-19. Além disso, a taxa de infecção desse mesmo grupo chega a aproximadamente 40%. “Nosso intuito é vacinar toda a população, mas continuaremos dando prioridades às pessoas mais vulneráveis”, afirma.

Para receber a vacina contra a Covid-19, a população em geral com 59 anos ou mais deve comparecer em um dos pontos de vacinação – as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dores 1, Nova Europa, Hipólito 1, Planalto e Aeroporto e o drive-thru do Estádio Limeirão –, com documento de identidade, CPF, comprovante de residência (da conta de água, energia ou telefonia) e cartão SUS.

No caso dos demais trabalhadores da saúde com 50 anos ou mais, também é preciso comparecer em uma dos locais de vacinação com os mesmos documentos, além da carteira de trabalho ou outro documento que comprove o vínculo empregatício. A lista de profissionais inclusos nessa categoria, conforme os Planos Estadual e Nacional de Imunização, pode ser consultada no site da prefeitura (www.limeira.sp.gov.br/vacinacao).

Segundo a Secretaria de Saúde, nada muda para os profissionais que tem Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) ativo com 30 anos ou mais. Nesse caso, eles devem fazer o agendamento pelos telefones 3404-9674 e 3404-9871, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Durante a ligação, é necessário fornecer o CPF e o profissional será informado quando e onde tomará a vacina.

Já os profissionais da saúde com 30 anos ou mais, que não estão estabelecidos ou dispensados do CNES, mas realizam procedimentos invasivos ou de coleta de material orgânico para diagnóstico de doenças humanas, devem se cadastrar em www.limeira.sp.gov.br/cadastrosaude. Após deferimento do cadastro, o profissional deve ligar nos telefones 3404-9674 e 3404-9871 para agendar o procedimento.

Paralelamente, seguem sendo vacinadas pessoas com comorbidades acima de 25 anos; pessoas com deficiência permanente que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) acima de 25 anos; motoristas do transporte coletivo a partir de 35 anos; pessoas com Síndrome de Down, transplantadas, em terapia renal substitutiva acima de 18 anos; gestantes com comorbidades a partir de 18 anos, por meio de agendamento prévio pelos telefones 3404-9674 e 3404-9871; e puérperas com comorbidades acima de 18 anos.

SERVIÇO

Vacinação contra a Covid-19 dos grupos prioritários

UBSs, das 8h às 16h:

Nossa Senhora das Dores 1 – Rua Frei João das Mercês, 50

Planalto – Rua Prof. Hely de Almeida Campos, s/nº

Jd. Aeroporto – Rua Antônio de Luna, s/nº

Pq. Hipólito 1 – Rua Arlinda Abreu Ribeiro s/nº

Nova Europa – Rua Dona Eliza Sthalberg, 366

Drive-thru, das 8h às 15h:

Estádio Major José Levy Sobrinho – Rua Dr. Belmiro Fanelli (em frente à bilheteria)

Publicidadespot_img

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidadespot_img

Mais recente...