Home Opinião Unir esforços para a sustentabilidade: cada ação faz a diferença

Unir esforços para a sustentabilidade: cada ação faz a diferença

0
Unir esforços para a sustentabilidade: cada ação faz a diferença

A Organização das Nações Unidas (ONU) sugeriu e instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1972, realizada em Estocolmo, Suécia. Essa foi a primeira grande conferência-marco da área ambiental. A data é comemorada no dia 5 de junho e tem como objetivo chamar a atenção da coletividade para a importância da preservação dos recursos naturais e para os problemas ambientais.

Na Conferência de 2015, os países da ONU definiram 17 novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável. O prazo foi delimitado para 2030 e foi definido que as ações devem ser imediatas. Com isso, criou-se a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Os ODS são um apelo global que visa erradicar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Por esta razão, os objetivos são ferramentas para que as Nações conquistem a Agenda 2030.

Para atingir os ODS, é necessário um esforço conjunto, em que Poder Público, setor privado, empresas, instituições e sociedade civil buscam assegurar a conquista dos objetivos relacionados. Se nada mais for feito, o Brasil alcançará apenas o ODS 7 em 2030, que se refere a energia acessível e limpa. Isto mostra o quanto ainda temos que investir em mudanças e principalmente na Educação Ambiental.

A Educação Ambiental é definida pela Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, dispondo que são processos em que o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Portanto, é essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade, o que reforça a necessidade de presença permanente em todos os níveis e modalidades do processo educativo.

Por esta razão, é importante ressaltar que cada ato é importante e acarreta para a conquista dos ODS. Contribuir com doações, de roupas e alimentos, para iniciativas como a Campanha do Agasalho e a Limeira Solidária. Além disso, priorizar o consumo de alimentos dos produtores rurais locais, que realizem a agricultura sustentável. Podem parecer práticas pequenas, mas unindo esforços é possível fazer a diferença.     

E com isso, sugiro uma reflexão: o que você faz e o que pode fazer para colaborar ainda mais com essa conquista tão importante para o nosso bem mais precioso, o nosso meio ambiente?

Patrícia F. Kühl é diretora de Educação Ambiental, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here