Home Geral Pai Dário celebra datas de combate ao racismo

Pai Dário celebra datas de combate ao racismo

0

O dia 21 de março, é comemorado o “Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé”. A Lei 14.519/23, sancionada pelo presidente Lula em 2023, é mais um passo no processo de reconhecimento simbólico de valorização das tradições africanas e afro-brasileiras pelo Estado brasileiro.

Esta mesma data, desde 1966, é considerada o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Este dia foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória as 69 pessoas negras assassinadas covardemente no chamado “Massacre de Shaperville”, ocorrido 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, em pleno regime do Apartheid.

Sobre o assuntos, conversamos com Pai Dário, babalorixá do Candomblé e liderança que luta contra o racismo. Leia:

Pergunta 1: Como você enxerga a importância do “Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé” em termos de reconhecimento e valorização das tradições afro-brasileiras?

Resposta 1: Esta data é crucial para reconhecer e valorizar as ricas tradições afro-brasileiras, destacando a resistência e a vitalidade das comunidades de terreiro e suas contribuições para a cultura brasileira.

Pergunta 2: Qual é o significado pessoal para você do candomblé e das comunidades de terreiro na sua vida e trajetória?

Resposta 2: O candomblé e as comunidades de terreiro são fundamentais para minha existência e identidade. São espaços onde encontro conexão espiritual, fortalecimento cultural e resistência contra o racismo e a opressão.

Pergunta 3: Como você vê o papel das tradições de matrizes africanas na luta contra o racismo e na promoção dos direitos da população negra?

Resposta 3: As tradições de matrizes africanas são instrumentos poderosos na luta contra o racismo, pois fortalecem a autoestima e a identidade negra, além de promoverem a valorização da cultura afrodescendente.

Pergunta 4: Quais são os principais desafios enfrentados pelas comunidades de terreiro atualmente?

Resposta 4: As comunidades de terreiro enfrentam desafios como a intolerância religiosa, a falta de reconhecimento institucional e a violência estrutural, o que ressalta a necessidade de políticas públicas efetivas para sua proteção e promoção.

Pergunta 5: Como você acredita que a arte e a cultura afro-brasileira podem contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa?

Resposta 5: A arte e a cultura afro-brasileira são ferramentas poderosas de transformação social, pois promovem a reflexão, o diálogo intercultural e a celebração da diversidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária.